A intuição é a orientação da alma, que surge naturalmente naqueles instantes em que sua mente está tranquila. Despertar a inteligência intuitiva exige o desenvolvimento da vida interior. Exercitar-se, nessa prática, é ter uma conversa íntima com seu corpo e sua alma.

Há algo sagrado acontecendo o tempo todo dentro e fora do corpo, somos esse sagrado e movimentar essa energia cria eletricidade, desfaz as doenças. O objetivo fundamental é aprender a se conectar, a ler o seu corpo, respeitar suas necessidades e responder à elas, criando um fluxo dinâmico de saúde. É hora de ouvir o chamado e retornar para a sua casa, o seu corpo, o seu templo.

Yoga Intuitiva realiza o movimento como prática espiritual, que fortalece, flexibiliza e expressa quem você é. Uma abordagem do corpo que associa sete chaves de acesso:

chaves-de-acesso

Anatomia emocional

Respiração

Alinhamento nos asanas

Ressonância sonora

Movimento em fluxo livre

Desenho

Meditação

Juntas, essas chaves integram a relação corpo-mente-alma, acalmam o sistema nervoso, promovem atenção focada, desenvolvem a consciência, auto-regulação, expressão autêntica, criatividade e resiliência. Uma medicina que integra o Ser para que, através dessas chaves tenhamos a consciência de que não somos partículas separadas, mas facetas de uma unidade cósmica.

“O corpo é o inconsciente visível.” 

Wilhelm Reich

O conhecimento da Anatomia física nos serve para o entendimento das partes que compõem o todo manifesto como corpo físico e suas inter-relações. Especialmente o sistema esquelético e muscular são estudados com o objetivo de desenvolver a consciência na prática dos ásanas. A Anatomia Emocional é um olhar sensível para o corpo físico percebendo as manifestações de padrões de comportamentos, dores agudas ou crônicas, como expressão de sentidos mais profundos. Há uma relação íntima entre cada parte do corpo e zonas específicas da nossa psique. A forma individual de cada ser revela suas mais íntimas memórias e histórias ancestrais. Isso se dá através de um processo contínuo pelo qual são corporificados pensamentos, emoções e experiências. 

A respiração é a fonte da vida. Ela acontece de forma autônoma, mas com qual qualidade? Ela oscila de acordo com o nosso estado emocional e o contrário também é real, a respiração é capaz de afetar nosso estado emocional. Para uma saúde plena é fundamental desoprimir, através da liberação instintiva, a respiração que está curta ou só numa parte do corpo ou estagnada em uma forma específica e desenvolver a prática de Pranayamas, a consciência do caminho do ar dentro do corpo, da possibilidade de brincar com o ar dentro do corpo, de se esvaziar e se preencher com a nutrição do prana. Utilizar a respiração consciente durante a prática de ásanas potencializa sua ação. Uma respiração apropriada acalma o sistema nervoso, revigora os órgãos, previne e até cura doenças. É o primeiro passo para a meditação.

O alinhamento em cada postura tem como fundamento a abertura dos canais energéticos possibilitando um fluxo mais livre do prana, a energia vital. Desenvolvendo a consciência da relação entre cada parte do corpo, partindo do mais denso, que é o esqueleto, até o mais sutil, o alinhamento promove a organização entre lado direito e esquerdo, entre a parte anterior e posterior e entre a unidade inferior e superior do corpo. Cria espaço no organismo inteiro e desperta para níveis mais profundos de consciência.

Se você quer entender os segredos do universo, tem que pensar em termos de frequência e vibração. Emitir sons libera tensões acumuladas nos tecidos mais profundos, energiza ou acalma o cérebro e movimenta processos fisiológicos de cura no corpo. Com a oscilação e a ressonância do som no corpo, ocorre uma micromassagem dos sistemas, tecidos e células do. Este, por sua vez, afeta o equilíbrio e melhora a circulação sanguínea, o metabolismo, o equilíbrio endócrino, o equilíbrio dos chakras. A emissão sonora de sílabas específicas de acordo com cada chakra promove a reorganização do organismo de acordo com a sua necessidade.

Movimentar o corpo em um fluxo livre é um ato criativo e revelador da sua essência. Proporciona o encontro da própria expressividade, da singularidade e beleza do seu corpo. Começar com uma dança que arredonda suas pontas e conecta seu universo interior ao universo exterior, libera e manifesta sua potência como co-criador da realidade. A relação com o espaço e com o tempo, com o volume e consistência do corpo, a noção de eixo e equilíbrio, o deslocamento do peso e a interação lúdica com os outros corpos desperta nosso senso mais profundo de existência.

O desenho é uma expressão do inconsciente, uma desativação do cérebro racional, do eu fazedor, para uma ativação do lúdico e poético. Desde a escolha das cores, até o reconhecer-se através das formas e dos símbolos, o Ser em si se organiza no espaço delimitado da folha de papel. Dessa forma, memórias emergem, segredos são revelados poeticamente e uma liberação profunda se realiza sem esforço. Podemos dizer que a linguagem dos desenhos cria imagens e assim, se assemelha à linguagem dos sonhos.

Utilizando a repetição do mantra internamente, a meditação refina e foca a mente, deixando-a clara como um cristal. Assim, ela pode atuar na criação da realidade com a precisão de um raio laser. Dessa forma, temos acesso a um campo de energia livre onde a criatividade flui. Além disso, meditar reduz o estresse, aumenta a concentração, cria maior equilíbrio emocional e aumenta a imunidade. Uma prática essencial para a saúde e integração do corpo com a mente, a alma e o espírito.

A partir da utilização dessas chaves, abrimos a escuta interna, percebendo como está o corpo e a mente para então criar movimento na direção necessária. Num dia você pode precisar de posturas em pé, que enraízam e estruturam, num outro dia você pode precisar de um fluxo livre de posturas com a respiração ujai, criando calor interno, um outro dia você pode precisar de pranayamas, ciclos de respirações que acalmem a mente te levando para a energia profunda e sutil do ser. Num outro dia você pode precisar da dança livre, pode precisar do desenho do seu corpo num papel para localizar sua anatomia emocional. E pode ser que num dia, você precise da combinação disso tudo e o que mais seu corpo manifestar. A escuta se refina dando espaço para o que chamamos de intuição, alguns falam de sexto sentido, terceiro olho… chamo de Yoga Intuitiva porque yoga é união e em múltiplos aspectos é o que mais precisamos, intuitiva porque você vai aprendendo a se ouvir da pele para dentro, do contorno ao profundo. Desligando a mente que quer controlar, que tem medo de se entregar… para ligar o corpo, porque o corpo revela memórias ancestrais, o corpo tem o poder de curar a si mesmo, já que ele é o útero da alma… o corpo é parte da nossa santidade.

Assim, podemos nos conectar diretamente com o poder inerente ao nosso próprio ser. Conectado com o poder singular do seu ser, você realiza seu propósito e ele se manifesta no mundo exterior contribuindo para o seu desenvolvimento e de todos ao redor. É um processo de libertação e amor.

A maioria de nós sente vergonha, um profundo medo do corpo; algumas pessoas controlam cada gesto; outras entregam-se à comida ou à bebida; ou apenas descartam a alma das suas atividades físicas, realizando exercícios de repetição que envolvem uma certa dose de sofrimento para conquistar a aparência esculpida pela mídia patriarcal. Aprender a se conectar com o coração, a ler o seu corpo, respeitar suas necessidades e responder à elas, criando um fluxo dinâmico de saúde é cada vez mais urgente e essencial. A sua luz interior é muitas vezes ofuscada por véus de inércia, smartphones, aceleração com compromissos que na realidade não alimentam o ser…

A alma não está perdida, apenas foi enterrada no fundo dos nossos ossos, empurrada para baixo por séculos de tradições destinadas a controlar nossos anseios em direção ao êxtase, à confiança de ser.

O divórcio entre o espírito e a carne, entre o masculino e o feminino, entre a luz e as trevas é a nossa principal ferida, é a perda da alma. O (re)nascimento da alma pode e deve se realizar em si mesmo, é um parto de amor, e todos sabemos que um trabalho de parto envolve coragem, determinação e entrega. 

Ser um espírito livre exige entrega e disciplina, não podemos desistir do nosso poder. Que é infinito e eterno.

X